Roséola Infantil - Quatro Estações | Autoconhecimento, evolução e consciência Roséola Infantil - Quatro Estações | Autoconhecimento, evolução e consciência

Roséola Infantil


Foto: Google Imagens
  Muitas mamães ainda não sabem ou nunca ouviram falar sobre roséola e logo se confundem com rubéola assim que se pronuncia o nome da doença. É uma doença comum em bebês com idade abaixo de 2 anos e é totalmente benigna (sem coceira na pele e erupções sem bolhas - como na catapora). Se inicia com picos de febre alta e após cessar a febre surge pequenas manchas pelo corpo do bebê.


Conheça um pouco mais sobre a Roséola

Sintomas:

  • febre alta (acima de 38°C) que pode durar de 3 a 5 dias;
  • após esse período de febre, surge na pele do bebê pequenas manchas rosadas ou vermelhas que desaparecem depois de 3 a 4 dias.
Causas e Transmissão:
Não possui causa específica, mas pode ser transmitida através da saliva pelo vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7) e quando a erupção de pele ainda não apareceu. O período de incubação vai de 5 a 15 dias.

Tratamento e Cuidados
Tratamento é apenas sintomático (controle da febre), visando o conforto da criança e uma eventual convulsão. Como precaução, procure sempre o médico. 

Dicas: o pediatra da minha filha disse que Paracetamol(Tylenol) não resolve para febre alta, nesses casos é recomendado Dipirona. Eu estava dando Paracetamol e banho morno para ajudar a baixar a febre, mas a cada 4 horas já estava alta novamente. Depois que comecei a tratar com Dipirona a febre baixou bem e por várias horas seguidas.


Diz-se que é uma doença contagiosa, mas minha bebê fica em casa só comigo e não tem contato com outras crianças e mesmo assim ela pegou Roséola. 


Ela ficou como nas fotos abaixo, nada muito assustador e as manchinhas pareciam mais uma alergia, observe:










A aspirina não é administrada a crianças, pois ela aumenta o risco de síndrome de Reye.

Aviso de propriedade: Todos os conteúdos do Quatro Estações são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa, mesmo citando a fonte.

7 comentários

  1. nossa, muito interessante...nunca ouvi falar não, e ja tenho 3 filhos...nenhum deles teve isso. valeu pelo tok. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm nunca tinha ouvido falar, até acontecer com minha filhotinha. Demora um pouco a ser diagnosticada, porque só tem febre e nada mais. obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  2. Hoje faz 5 dias que meu filho teve todos esses sintomas eu tambem nao sabia nada dessa doenca nossa como sofri very meu bebe DE 9 meses passando por isso, mas obrigada pela informacao,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente se assusta mesmo, uma febre tao alta e nenhum sintoma aparente. bjs

      Excluir
  3. Estava até agora preocupada achando q minha bb podia estar com algo pior, e lendo a sua materia vi que pode ser roséola, ela teve pico de febre acima de 38 graus chegou a 39.8, durante 3 dias... e agora ta toda cheia dessas pintinhas rosadas.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esta doença não! Foi bom alertar e divulgar sobre os cuidados!

    ResponderExcluir
  5. Meu bebe estar na fase final da roséola, achei que ele estava com alergia ao medicamento, pois no primeiro dia de febre dele que estava muito alta eu o levei ao medico e o mesmo prescreveu paracetamol e antibiótico para garganta que segundo ele estava infeccionada, no terceiro dia a febre sumiu e as manchinhas surgiram me deixando supe assustada, mas graças a Deus descobrir que é roséola, e ele já estar bem melhor.

    ResponderExcluir

JUNTE-SE A 2.797 PESSOAS. Inscreva-se na nossa lista VIP para receber o conteúdo no seu e-mail gratuitamente.

Acompanhe pelas redes