Desejo ser mãe, mas tenho medo de engravidar... - Quatro Estações | Autoconhecimento, evolução e consciência Desejo ser mãe, mas tenho medo de engravidar... - Quatro Estações | Autoconhecimento, evolução e consciência

Desejo ser mãe, mas tenho medo de engravidar...



Ser mãe é um sonho comum da maior parte das mulheres, um sonho que já se reflete desde quando somos crianças e brincamos com as nossas bonecas como se fossem nossos filhos de verdade...é, o extinto materno  e o desejo de ser mãe vai brotando aos poucos no nosso coração, o problema é quando a nossa mente não condiz com o nosso sentimento.

Crescemos e vemos tantas mulheres com seus lindos bebês e ficamos imaginando quando será a nossa vez, quando será que vou engravidar, com quem será que vai se parecer (com o pai ou com a mãe?)...e vem vários pensamentos onde começa a entrar a nossa preocupação antes mesmo de engravidar...será que vou ser boa mãe, será que vou dar conta de tudo, como será que vai ser meu parto, será que vou ter leite, será que vai nascer perfeito e com saúde, será, será, será???

Este será é a palavra problema que começa a gerar o medo de engravidar, começamos a adiar cada vez mais e conforme o tempo passa o medo vai aumentando. Começamos a ler na internet várias coisas e como já temos medo, só vamos absorvendo as coisas negativas e ficando com mais medo ainda.
É muito comum sentir medo de engravidar, saiba que você não é a única, nem a primeira e nem a última a se sentir assim. Mais normal ainda é ter medo do desconhecido, ainda mais que engravidar e ter um filho significa ser responsável pela vida de outra pessoa.

Medos mais comuns:


 como será o parto;

♥  será que vou voltar ao peso normal após o parto?;
♥ será que vou engordar muito?;
♥ será que vou ter estrias?;
♥ será que vou ter leite?;
♥ será que vai nascer perfeito e com saúde?;
♥ será que vou saber dar banho?;
♥ será que meu marido vai me achar bonita? e etc...


Se você não tentar, nunca vai saber.

Tome cuidado para esse medo não começar a atrapalhar a sua vida (não só a sua, mas de seu parceiro(a) e seus familiares que tanto torcem para você), inibir seus sonhos e se tornar uma neurose, levando em conta de que você ainda nem está grávida e não tem nada a temer.

Algumas mulheres podem ter medo de engravidar pela condição financeira, ou por ser muito nova, ou ainda não está em uma relação estável, ou quer terminar os estudos, e assim por diante.

O grau de medo da maioria das mulheres é considerado limitado e normal. Algumas mulheres podem ter um medo mais profundo que se caracteriza como tocofobia e precisa ser tratado por um médico.


Aviso de propriedade: Todos os conteúdos do Quatro Estações são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa, mesmo citando a fonte.

25 comentários

  1. Oiiiê florzinha!!!! Pense que cada mãe tem uma história pra contar hem??? Eu tenho a minha: não podia engravidar com ovários policistos e também com hipertireoidismo (inclusive to soltando um post sobre a doença) Imagina só engravidar aos 37 anos?!!! Pois bem, foi um sonho que hoje já está com 12 anos, em seguida realizei mais dois sonhos que já tem 6 e 7 anos!!! Detalhe que na minha última gravidez os médicos fazia a ultrassom e só viam uma menina, kkkkk. Nasceu João, hoje com 6 anos. Beijokas amiga, amooooo o seu cantinho aqui, cada post MARA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar de confessar que um dos meus maiores motivos de não engravidar agora são varios medos! Inclusive de me arrepender por só ter 18 anos, acho que esse é o maior! Amei o post, pois me identifiquei com ele, beijos!

    docefuturo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando a gente é nova temos outros planos né! por isso o medo de engravidar, mas se acontecer os planos só serão um pouco adiados, mas nao impossiveis de serem realizados. bjs

      Excluir
  3. Olá Dany, amei seu post, tenho 22 anos e por mim engravidava nesse ano mesmo, mas penso muito no futuro e ainda estou contruindo minha vida com meu noivo, quero ter uma vida bem sólida pra poder receber um bebê. Eu fico vendo esses programas que passam na tv a cabo sobre partos e etc, fico babando demais quando o médico mostra pela primeira vez o bebe pra mãe e eles trocam olhares... È incrível sabe, parece que o bebê já conhece a mãe, é uma situação divina!
    http://www.semprebelablog.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. divino é pouco para descrever, mas não há mesmo palavras...a não ser o amor incondicional que a gente sente. bjs e boa sorte!

      Excluir
  4. Eu tbm quero ser mãe, mas é claro 1 n agr. Só tenho 14 anos! Mas com uns 30 anos ou menos eu penso em ter filhos! rs
    Adorei seu blog gata. Primeira vez aqui e já tá nos meus favoritos. O cabeçalho então é lindo. Um beijo
    lovingmay.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, eu queria ter um filho pelo menos antes dos 30 anos, não porque já estaremos velhas, mas sim porque a paciencia vai acabando e com 30 anos já estamos com a vida mais estável. bjs e obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Amei o post. Eu sou mãe de um menino de 2 anos e tive muitos medos quando engravidei mas com o tempo agente vai vendo que cada um tem uma experiência diferente e agente aprende a lidar com cada coisa de uma vez, todos os medos podem ser controlados se vc deixar tudo nas mãos de Deus. Hoje eu posso dizer que me sai muito bem.
    Beijos!
    Passa lá no meu blog http://diariodebelezapri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que quase todas passamos por isso. bjs

      Excluir
  6. KKK, Eu fico pensando em tudo isso mesmo, desde pequena sempre disse que não queria ter filhos, ao contrário de muiita gente, mas eu não me imaginava como mamãe, porém hoje, eu sinto sim vontade de um dia ter uma filhinha ou um filhinho lindoo, sabe?
    mas tenho muito medo de ficr com o corpo horrível, de sei láh, fica meio relaxada, medo da dor do parto, e tal. , td isso me deixa bem assustada, mas pra ter um filhinho temos q passar por tudo isso, né? fazer o que?

    Adorei o quadro, parabéns!
    seguindo, beijos!
    yasmimpink.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs, pois é, se a gente quer, tem q arriscar e passar por tudo isso mesmo, não tem jeito rsrsr bjs

      Excluir
  7. Nossa adorei seu cantinho, e esse post foi bem esclarecedor, e seu depoimento foi bem legal, já sou mãe de uma linda mocinha de 10 anos, não foi fácil ser mãe aos 18 anos, e tive muitos medos, o maior era o parto, mas chegou uma hora que pensei; Entrou tem que sair, e foi bem tranquilo o parto em uma cesariana, pois não tinha passagem e minha filha estava com a face virada,e quer saber, não senti nada, nem mesmo a anestesia ( super temida), entrei no centro cirúrgico em oração,posso falar que ela é a minha melhor realização.
    Seguindo aqui.
    Beijos. Dani
    http://futilidadeseoutrascoisitasmais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo mundo tem medo da anestesia, mas é engraçado, pq vc sente enfiar a agulha dentro do osso, mas não dói...não sei como isso é possivel!!! rs bjs

      Excluir
  8. olá ...
    adorei teu cantinho
    sou BU 2451
    TURMAS LILÁS VERMELHA E ROSA

    BJINHO

    ResponderExcluir
  9. Olá , o seu blog é maravilhoso! Vim te visitar e seguir!Por favor venha me visitar e seguir também.

    SOU BU 2169 E PARTICIPO DO GRUPO DAS BLOGUEIRAS DO FACEBOOK!

    Eu gostaria muito de ser sua amiga...
    Aproveite e leve o selinho que ofereço para seguidores!

    MEU BLOG::http://euzizi.blogspot.com.br

    BEIJINHOS EM SUA ALMA...

    ResponderExcluir
  10. Que lindo o seu blog parabéns!

    www.geekses.com.br

    ResponderExcluir
  11. Em 1986 houve uma epidemia de gravides no setor onde trabalhava... até eu que tinha ovario policistico e já estava com 29 anos me descobri gravida já de quatro meses.
    Não paguei a lingua comprida que achava que era frescura tanto mal estar na gravides, foi td normal, não faltei nenhum dia de trabalho.
    Unico dia que acordei ao amanhecer com colicas foi o dia que meu filho nasceu...
    Eu estava com medo pq as colegas que tiveram seus filhos antes que eu passaram alguns problemas.
    Internei as treze horas e o bebe nasceu as 17:30, parto normal, sem anestesia... com medico de plantao. Não chamei minha medica pq ela falou que se não pudesse atender no dia mandaria algum colega, me deu nome de dois. Um deles era o de plantão, entao pq eu pagaria o parto...?
    Para mim o problema veio depois. Não fui bem orientada e acabei não amamentando meu filho, o que considero lastimável. Acho que como eu o tive aos 30 anos achavam que eu deveria saber tudo e nao sabia nada pq não haviam crianças na familia. Ele chorava muito e nao mamava, dei mamadeira e aí é que nao pegou o peito . Certamente por isso pegava facil infecções e era frágil.
    Atualmente creio que auxiliam mais as maes de primeira viagem mas quem tiver dificuldade deve procurar ajuda. Amamentar é primordial para a saude da criança.
    Hoje ele já esta com 25 anos, formado e saudável, filho unico de mae coruja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, temos tanto medo de engravidar justamente por medo de sentir mal estar, ter votimos e tudo mais. Mas compensa tudo depois, pelo resto de nossas vidas.

      Excluir
  12. Acho que esse é um medo que todo mundo tem!! kkk
    Meu medo maior era o do parto.. faz foi tudo tão calmo e rápido que quando vi já estava com meu baby no colo!!

    Beijinhos
    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm acho, o maior medo mesmo de todos é do parto...mas fazer o que né! bjs Desi

      Excluir
  13. quando eu casei eu já queria filhos...nunca tive medo, acho q tinha menos informações q hj. bjs

    ResponderExcluir
  14. Acho que para ter um filho a mulher tem que se sentir segura e preparada totalmente. Filho é para a vida toda!

    ResponderExcluir
  15. eu adoro criança e penso muito em ter um filho ,mas eu penso na minha saúde eu mim acho muito fraquinha, fico pensando será que vou ter paciência de aguentar nove meses para ter um bebe, como eu faço,como controlar a minha mente para isso, a minha ansiedade......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro de tudo, gravidez nao é doença, só precisa de cuidados, nao fazer nada de muito extravagante. E olha, essa questao da paciencia acontece gradativamente. Primeiro que vc ainda tem que engravidar, depois passar a gravidez. Qdo vc vem do hospital, por exemplo, seu filho ainda vai dormir uns 15 dias e nem vai ter coisas espalhadas pela casa, isso demora. E acima da paciencia, vc vai ter mto amor pela crianca, afinal sera seu filho (a) e pra controlar a ansiedade é simples: viver um dia de cada vez, nao ficar bitolada em um futuro que ainda nem sabe quando e como vai acontecer. A ansiedade é excesso de preocupacao com o futuro e o mais importante com certeza é o presente. bjs e espero ter conseguido ajudar de alguma forma :))

      Excluir

JUNTE-SE A 2.797 PESSOAS. Inscreva-se na nossa lista VIP para receber o conteúdo no seu e-mail gratuitamente.

Acompanhe pelas redes