10 coisas que todo blogueiro iniciante deve saber - Quatro Estações 10 coisas que todo blogueiro iniciante deve saber - Quatro Estações

10 coisas que todo blogueiro iniciante deve saber

Veja os erros mais comuns que são cometidos pelos blogueiros


Logo que se cria um blog grátis, seja pelo blogspot ou pelo wordpress, queremos enchê-lo de conteúdo, nos tornar famosos, com vários seguidores e likes. Tudo isso em um curto espaço de tempo. E por isso, por essa pressa toda, é que cometemos erros diversos. Por esse motivo, vim aqui falar um pouco de cada um deles e que também já cometi alguns, quero privar você de cometê-los também.

Vou citar por cima, sem rodeios e com meias palavras. Se quiser saber mais detalhadamente de cada um, é só pesquisar no Google sobre cada tópico que irei escrever e encontrar blogs específicos para isso.

Vamos começar bem pelo comecinho.

 Veja o que todo blogueiro iniciante deve saber:


1-ESCREVER CONTEÚDO ORIGINAL

Na ânsia de encher logo o blog de "coisas", pegamos algumas "coisinhas"da internet que achamos "por aí". Mas esse por aí, tem dono e se você acha que ele não vai se importar, engano seu. Isso se chama plágio. Toda postagem, mesmo que reblogada e citada a fonte, é inconveniente. Já errei também com isso, então venho aqui falar para não fazer isso, porque já senti na pele o que é ter um post copiado e não é nada bom, garanto.

Um blog, para fazer sucesso, tem que ser criativo e escrever coisas de você mesmo, com qualidade... não posta fotos do google images ou vídeos do youtube e pedem para comentar o que acham e só. Isso não é conteúdo de qualidade. Comece bem o seu blog, não faça isso e nem plágio. Seus futuros leitores agradecerão e você conseguirá mais credibilidade por isso.

Dica: defina um nicho(tema) específico ou fale de assuntos que você tenha total conhecimento, mesmo que sejam vários, como o meu. Citando um exemplo: não fale de moda se você não entende de moda. Não é só porque todo mundo fala de moda que você também tem que falar. Entendeu?!


2- USAR TEMPLATE GRÁTIS

Sei que muita gente não vai concordar com isso, mas é sério! Quando a gente entra em um blog, o layout é sua marca registrada. De repente, você entra em um blog que tem um certo layout, e no outro dia você entra em outro que tem o mesmo layout. Aí você pensa que é o mesmo blog, mas não é. Se você não sabe fazer um layout, crie um blog de testes e vai mexendo aos poucos, usando tutoriais que vários blogs dão de graça. Sei que pegar um pronto é mais fácil, mas se você não tem grana para bancar um layout, use aqueles que o próprio blog dá, até você conseguir fazer ou ter dinheiro para pagar para fazerem um. O seu layout será sua marca registrada.


3- USAR MUITOS GADGETS E ENFEITAR DEMAIS O BLOG

Já escrevi aqui dicas para ter um blog organizado, mas vale a pena ressaltar alguns pontos. Existem muitos gadgets, um mais cute que o outro, outros de estatísticas... Alguns gadgets são importantes apenas para o próprio autor do blog e além disso, costumam deixar o blog mais pesado, dificultando o carregamento das páginas do blog.


4- IMPLORAR OU TROCAR SEGUIDORES E LIKES

Esse sem dúvida é o tópico mais importante. O instagram e todas as outras redes sociais estão INFESTADOS com isso. Tem gente que pede para ser meu amigo e logo que eu aceito já vem: Tenho um blog, segue, retribuo e blá blá blá. Tipo, nem se apresenta, comenta algumas fotos e vai logo se auto divulgando. É, já fiz isso e sei que muito de vocês também fazem. "Segue e eu sigo de volta",  'curte que eu retribuo"... campanha da capricho #chegadesdv. Sei que gentileza gera gentileza e todo mundo quer ter muitos e muitos seguidores e ver seu número crescer mais e mais. Sei também que muitas blogueiras veteranas já chegaram a mesma conclusão que eu: o número de seguidores não será seu número de leitores. Simples assim.

Retribuir seguidores é mentir para você mesmo, quando no fundo, você sabe que eles seguiram e nunca mais voltaram ao seu blog. Sei que é decepcionante, mas é a verdade. Já estou por um fio a retirar os seguidores do meu blog. Não sei se vale a pena "mostrar números". Os números são importantes somente para conseguir parcerias. Não se iluda.


5- ESCREVER COMENTÁRIO EM OUTRO BLOG E DEIXAR SEU LINK

Isso não é errado, você tem que se promover de alguma forma. Seja educado e comente sobre o post também. É muito indelicado quando a pessoa vem até aqui e divulga todos os seus links e nem comenta sobre o post que levamos horas e até dias para que seja publicado. Ao menos, antes de divulgar seu link, comente sobre o post. Deixa a dica para a blogueira, comente sobre o post e depois escreva " também tenho um canal/blog, se quiser visitar?!".

IMPORTANTE: evite que seu blog seja reconhecido com um SPAM!!! Para esclarecer melhor, isso acontece porque você comenta e em seguida coloca o link do seu blog assim: http://seublog.blogspot.com.br . Deixe o link do seu blog nos comentários, mas sem o http:// e sem o www, como eu faço (quatroestacoes.blog.br) ou comente com OPENID. Muitas pessoas ainda não sabem, mas o blogger tem no código o NOFOLLOW  que quer dizer não siga, e o sistema por robot (computadorizado) praticamente ignorará o seu link que não aparecerá nas páginas dos buscadores.

Aqui no blog eu modero os comentários, e já aconteceu de eu verificar a parte de spam e ter muitos comentários lá que eu nem sabia que existia. Geralmente, eles foram parar lá pelo motivo descrito acima. Preste atenção.


6-SER AVARENTO

Isso mesmo, ser avarento e não colocar links de outros blogs no seu blog. O blogueiro, quando encontra um bom post e quer complementar o seu conteúdo, ele indica conteúdo de outro blog colocando link pra ser acessado. Isso é excelente. Mostra que ele confia no seu taco e que não é avarento e "fominha" na internet, querendo tudo só pra ele. O que é bom, tem que ser compartilhado. É legal o blogueiro mostrar solidariedade com os blogs que gosta.


7-PROPAGANDAS DEMAIS

Muitos blogs, querem tanto ganhar dinheiro que ficam com uma poluição visual de tantas propagandas. Algumas até rolam junto com a página para você clicar e gerar clique. Não é errado querer ganhar dinheiro e poder juntar o útil com o agradável, mas tudo tem um limite e se você usa o ADSENSE deveria saber disso e ler os regulamentos. Monetize o seu blog com cuidado e vá com calma. Sei que é clichê, mas "a pressa é a inimiga da perfeição".


8-QUALIDADE NA ESCRITA

Isso é muito comum em blogs. Um conteúdo bem escrito é a alma do blog. A escrita é a coisa mais importante, mais importante até que um layout ou números de fãs. Não esqueça que seu blog está na internet e que a internet é mundial. Muitas pessoas de outros países vão querer ler o conteúdo do seu blog e para isso vão usar o Google Tradutor ou o gadget que traduza. Por isso, é importantíssimo escrever sem abreviações e com acentos nos lugares certos.


9- COMPARTILHAR E DIVULGAR OS POSTS 


Para nós blogueiros, é importante que o nosso conteúdo chegue as pessoas e que seja compartilhado, caso eles gostarem. Então não tenha medo de compartilhar seus posts e mostrar para os amigos. Eles ajudarão a compartilhar e serão seus leitores mais fiéis.

Onde compartilhar meus links? Em redes sociais, agregadores de links , no próprio google (indexando seu endereço eletrônico nele) e nos vários grupos de blogs que tem no facebook . Também uma ferramenta não menos importante é o FEED, onde a pessoa digita o e-mail para receber as atualizações do seu blog em primeiríssima mão.


10-TER DOMÍNIO PRÓPRIO

E não menos importante é ter o domínio próprio. Não precisa pagar hospedagem, o domínio tem pagamento anual e o blogger garante a hospedagem gratuita, é só fazer o redirecionamento, nada vai mudar. Todavia, é interessante o domínio do blog funcionar COM ou SEM o "www" Ter o domínio deixa seu blog com mais credibilidade para parcerias, anunciantes e atrai mais leitores.

Para finalizar, vale sempre aprender mais dicas de SEO. Todas as dicas são bem-vindas, tudo para melhorar o nosso blog a cada dia.

Sobre dicas de nomes e de como escolher o nome, vou fazer um post específico, talvez em vídeo. 

Espero que tenham gostado das dicas, sei que o post ficou longo, mais vale a pena compartilhar conhecimento e claro, sempre, saber a opinião de vocês sobre o assunto.

Foto: QuerMeDar

Aviso de propriedade: Todos os conteúdos do Quatro Estações são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa, mesmo citando a fonte.

49 comentários

  1. Danny eu tô começando agora e isso é muito importante para a construção de um blog, muito obrigada por ajudar! E se puder, avalia meu blog? vê se ele está legal ou se estou precisando fazer alguma coisas por ele! rs bjos http://blogsemestresse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas adorei essa ultima e a dica numero 6. Na minha visão foram as que mais me chamaram atenção. Muito legais essas dicas obrigada!

    http://gaiolasdeinverno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. entao pra começar, nao digite seu endereço completo, pra evitar que seu blog seja reconhecido como spam. bjs

    ResponderExcluir
  4. rsrsrs,então, o negócio de avarento... tem gente que não põe de maneira nenhuma outros links no blog... :) bjs e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Estou começando agora e adorei as dicaas!

    ame-semenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Danny, essa postagem é ótima. Eu não gosto de layout free ( mas estou usando um até o meu ficar pronto), e cada fez que visito um blog com o mesmo layout free que estou usando é uma dorzinha no coração, ainda bem que logo o meu ficará pronto e ninguém terá igual (ufa!!).
    Comprei o domínio, acho muito importante e nem dói no bolso rsrs.
    Ah, sobre números de seguidores vs comentários,

    ResponderExcluir
  7. Oiie, miga, são dicas bacanas. Com o tempo o blogueiro irá se aperfeiçoar mais e se sentirá bem à vontade para pesquisar e acertar no conteúdo dos posts. Bjks

    ResponderExcluir
  8. Oii, amei as dicas, faz um tempo que eu queria fazer um blog, fiz e ele estava desativado, mas agora viu indo aos poucos e suas dicas ajudaram bastante :) Obrigada!
    dificildeaturar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tem razão acho que disse tudo e não é só quem é iniciante deveria saber né?

    Beijos,
    Agenda Fashion

    ResponderExcluir
  10. sempre vale se informar mais um pouco. :)

    ResponderExcluir
  11. sobre o layout ja passei por isso tbm... dá o maior back qdo a gente vê alguem usando o mesmo template que está no nosso blog. E em relaçao ao dominio, realmente nao dói no bolso e ele é muito importante. Qto ao SDV, aff, isso irrita todo mundo.
    comentario longo não :) a gente ta aqui pra debater opiniões. super bj :))

    ResponderExcluir
  12. Oi minha miga querida, obrigada pela visita! É sim, devemos sempre buscar o melhor. bjao

    ResponderExcluir
  13. verdade, mas é que tem gente, mesmo que não seja iniciante, que não procura saber mais e fica estagnado no mesmo lugar... bjao e obrigada pela visita! :)

    ResponderExcluir
  14. que bom, fico feliz em poder ajudar e compartilhar o pouco que sei. bjs :p

    ResponderExcluir
  15. Danny, valeu! Eu não sabia esse negócio de spam, www ou http. Valeu pela dica!!
    lendoodia.com.br
    Aprendi?? Kkk
    Bjooss pra tu!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu confesso que não sabia da ideia de spam, mas vou começar agora a não escrever mais a URL toda, hehe!

    blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. imagina, to aqui pra ajudar! bjao fofa!!! :))

    ResponderExcluir
  18. Carla Camargo28 julho, 2014

    Adorei essa dica... Desfiz meu blog por não saber mexer muito nessas coisas...
    Adoro seu blog! Parabéns

    ResponderExcluir
  19. Olá, Danny!

    Vim retribuir sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer o seu trabalho. Gostei muito do seu blog! O seu layout é ótimo e os seus artigos são interessantes e bem escritos. Parabéns!

    Gostei muito deste artigo. Todas as suas dicas são importantes, mas a primeira é a essencial. Infelizmente, ainda vejo muitos blogs sendo criados apenas para republicar artigos de

    ResponderExcluir
  20. ownt :)) muito obrigada. Quem sabe daqui a pouco vc está com um novo blog?! bjs e coragem!!! :))

    ResponderExcluir
  21. Nossa nem me fale Adelson... e o seu blog, pelo porte dele, deve ter muito isso. É muito triste.
    Ual, nem acredito que vc veio aqui no meu humilde blog... que honra ter um comentário seu aqui. Estou super feliz :))

    O seu blog pra mim é um verdadeiro manual para blogar melhor, uso sempre, mas deixo comentários as vezes. Super bjssssss <3

    ResponderExcluir
  22. Danny, sobre a dica número 1 eu tenho uma dúvida até que ponto não é plágio? Se eu faço uma pesquisa sobre determinado assunto e posto o resultado no blog isso é plágio?

    ResponderExcluir
  23. Se vc usou artigos como referencia pra se inspirar e fazer o seu, acredito que nao seja plagio. Até mesmo pq, vc escreveu com suas proprias palavras e nao copiou nada. É como um trabalho de TCC, usar uma base para reproduzir o seu. :)

    ResponderExcluir
  24. Adorei as dicas...
    cineadolescente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Excelente, amei as dicas... realmente é fundamental todas as dicas que vc cita nesse post. Seu blog e muito legal! Obrigado por dedica seu tempo para passa dica as blogueiras que está começando agora <3

    ResponderExcluir
  26. que isso, imagine. Tbm sou iniciante e gosto de compartilhar minhas experiencias tbm. bjs

    ResponderExcluir
  27. Sempre gostei de ajudar as pessoas, independente do tipo de ajuda que necessitarem.
    Percebi ao longo da minha caminhada pela vida que parte das minhas dores e temores também são as mesmas para as demais pessoas.
    Resolvi mudar de platéia para ator. O primeiro passo foi criar projetos que sirvam para ajudar pessoas a se reorganizarem financeiramente melhorando também a percepção de vida e de tudo que as cercam.
    Pronto, fui ver alguns blogs e achei o seu. Perfeito, com dicas de orientaçãoes valiosas.
    Surgiu o primeiro impasse: o que escrever primeiro - quero deixar no blog dicas de melhoria na qualidade de vida e tambem de controle financeiro.
    Tem alguma idéia para a primeira matéria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. joelson luna09 novembro, 2014

    olha essas dicas mim ajudaram muito por que sou blogueiro a pouco tempo...

    ResponderExcluir
  29. Oii de novo!
    Amei seu post, ficou muito bem feito, e eu adoro essas dicas.
    Dando tempo, veja meu blog: diyetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá! Como posso obter um bom estilo para o meu blog! Adoro o seu, está simples e bonito mas não consigo criar nenhum para o meu com que me identifique.

    Obrigado, bom trabalho.

    ResponderExcluir
  31. obrigada. O segredo, é a organização do blog, no geral, e manter um padrao nos posts. Só pra começar. bjs :)

    ResponderExcluir
  32. Seu blog é lindo!! Gostaria de começar o meu blog, mas nunca cheguei a me animar mesmo, já que não tinha a menor ideia de como fazer isso! Mas graças às suas dicas acho que realmente vou começar. Obrigada Danny! ♥︎

    ResponderExcluir
  33. Adorei as suas dicas. Seu blog é lindo!! Resolvi criar um blog pra mim, só preciso colocar as suas sugestões em prática. Beijos

    ResponderExcluir
  34. Obrigada! Boa sorte com seu blog :)

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Eu já criei trocentos blogs, mas não consigo ficar com nenhum nunca, é difícil. Eu amo escrever, e não sei se devo voltar a escrever sobre vida cristã, como antigamente! É difícil!

    ResponderExcluir
  36. Olá Fran. Nossa, que difícil! Imagino como deve ser ruim ficar criando novos blogs toda hora. Faça um blog só e compartilhe tudo o que vc gosta, sem um tema específico. Crie um blog de variedades, assim como este aqui. Eu não consigo me limitar com um assunto só, na verdade, tenho um montão de coisas que gosto de compartilhar, especialmente as experiências e pensamentos da vida. bjs e boa sorte! :)

    ResponderExcluir
  37. Opa, gostei muito das dicas rs,
    Eu irei começar a blogar agora, comprei domínio, comprei hospedagem para o wordpress, tenho conhecimento em programação, mas ainda sou leigo para escrever, como gosto de diversos assuntos, eu irei falar sobre tudo, dai vem o nome Tudo de Tudo, acho que 70% do meu tempo diário vai servir para Três ou Duas postagens diárias no blog rs.
    Não sei se um blog que fala de tudo faz sucesso, mas irei tentar

    ResponderExcluir
  38. rsrsrs, bom, o meu não faz tanto sucesso assim, mas acredito que tem bom tráfego. Infelizmente eu não consigo falar de uma coisa só, como já deu pra perceber. E tbm não dá pra mim criar um blog pra falar um assunto sobre cada nicho que gosto. Prefiro manter tudo em um blog só.
    E vale a pena tentar, só tem que ter paciencia. bjs e obrigada :)

    ResponderExcluir
  39. É a primeira vez que estou visitando seu blog e gostei muito. Esse texto é simples, esclarecedor e muito útil. Parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Fiz uma busca no Google porque queria começar o meu blog e não sabia por onde... Caí aqui e me apaixonei, amei seus posts! Já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  41. Douglas Moura22 julho, 2015

    Gostei muito das dicas também teio um blog da uma olhadinha lá.
    douglasmoura246.blogspot.com.br
    Obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  42. Olá Danny , estava procurando um post sobre dicas para blogueiras e acabei parando aqui nesse mundo lindo e roxo que é o Quatro Estações, se possivel visite o meu blog ainda iniciante

    rimelmineiro.worpress.com

    ResponderExcluir
  43. Obg...vai ajudar bastante no meu blog que eu vou fazer agora💕😍

    ResponderExcluir
  44. Super amei o post, conteúdo muito bom e muito bacana!

    ResponderExcluir
  45. Adorei o post, conteúdo muito bom e bacana!

    ResponderExcluir
  46. Adorei as dicas e pretendo aplicá-las ao meu blog. Estou iniciando agora e meu interesse é mais na satisfação pessoal e no compartilhamento de experiências. Tenho pesquisado bastante e suas dicas são ótimas.

    ResponderExcluir

Bombando

randomposts

Destaques

recentposts