Mudar link do blog ou site ... péssimo negócio!!! - Quatro Estações Mudar link do blog ou site ... péssimo negócio!!! - Quatro Estações

Mudar link do blog ou site ... péssimo negócio!!!

Saiba o porquê de ser um péssimo negócio mudar o endereço eletrônico do seu site na internet





Se você já pensou em mudar o link do seu blog, não tenha dúvidas de que pode ser um péssimo negócio. Veja bem, tem casos e tem casos. Neste post aqui, vamos responder algumas perguntas que mais recebo e solucionar várias dúvidas de vocês, blogueiros.

Mudar o link do blog não é o mesmo que redirecionar para um domínio próprio, por exemplo. Já vou explicar:

Tenho o link do meu blog como "www.meublog.blogspot.com.br" e quero um domínio próprio (para tirar o blogspot do link), o que fazer?


No caso do blogspot, uma das plataformas mais usadas, você pode comprar um domínio próprio (no uol host, por exemplo), ou seja, ter um endereço eletrônico personalizado com o nome do seu blog + .com/ .com.br/ .net/ .org/ ou .blog.br (como é o meu aqui www.quatroestacoes.blog.br). Isso não vai mudar o endereço original do seu blog, só vai fazer um redirecionamento.

Quando alguém digitar seu o endereço do seu blog com o blogspot.com no final, ele vai aparecer com o link do seu domínio próprio após você ter configurado o redirecionamento. O mesmo vale para os sites de pesquisa como o Google. Se seu blog aparecer com o endereço no topo das pesquisas e alguém clicar, ainda assim seu blog será encontrado sem erros.

Mas veja bem: ter um domínio próprio para o blog é uma coisa ótima que com certeza acarreta em deixar o blog mais profissional, ser mais confiável e ter mais visitas. Você só não poderá, depois de fazer o redirecionamento, ficar comprando vários domínios e trocando de tempos em tempos, e isso sim, é péssimo. Por isso, pense bem o nome na hora de você comprar um domínio próprio e reconfigurar o redirecionamento.

Se eu mudar o link do blog, o que vai acontecer?


Várias coisas ruins, pode ter certeza. Tudo está indo as mil maravilhas no seu blog, as pessoas visitam, interagem, ele aparece nas pesquisas do google gerando cada vez mais visitas e aumentando consideravelmente o tráfego para seu blog. Mas ai, você tem a ideia de por um domínio novo no blog. Vai lá, compra outro domínio e reconfigura o redirecionamento novamente. O que aconteceu? Você percebeu alguma coisa de ruim com isso?

Sim, ninguém mais acha o seu blog. Suas visitas caem para um, pois apenas você visita seu próprio blog. O antigo endereço simplesmente fica perdido pela internet e as pessoas não encontram mais seu blog.

Por que isso acontece? Depois de um tempo com o seu domínio próprio, o google e os outros sites já indexaram ele na internet. Quando você muda o link (as vezes só pra mudar o nome do blog mesmo) o google demora 30 dias pra indexar um novo site. É, você perde as visitas porque um site novo surgiu, mesmo que seja o seu bloguinho antigo, ele vai aparecer como novo só por conta do domínio novo. Você perde visitas, cai o tráfego e suas amigas e leitores não acham mais seu blog, só porque você decidiu mudar o link. E ai, o que você levou um tempão divulgando pra se tornar conhecida, não valeu em nada seu esforço, só por causa desse detalhinho.

E o mais prejudicial: perder cliques do adsense e não ganhar mais dinheiro com o blog.

Ah, e mais um exemplo aqui: se você tem o blog com o final blogspot.com.br também acontece coisas ruins ao mudar o link. Mesmo se for www.meublog.blogspot.com.br e você mudar para www.novoblog.blogspot.com.br também tá valendo minhas dicas. Mudar link é mudar link.

Então se você pensou em mudar o link do blog e já tem um número bom de visitas, não o faça. E se ainda não entendeu, explico com minha própria experiência:
Eu mudei várias vezes o link do meu blog só por causa do nome. Quando meu blog finalmente começou a receber 600 visitas diárias, decidi mudar o nome. Meu blog era com domínio original de www.theabsolute-danny.blogspot.com.br e eu comprei um domínio e fiz um redirecionamento para www.theabs.com.br. Eu achava muito adolescente esse nome, e pra quem se lembra eu tinha um layout com a Taylor Swift. Totalmente teen pra uma pessoa de quase 30 anos e com assuntos mais sérios que eu tratava por aqui. Resolvi então, amadurecer meu blog começando pelo nome. Ai coloquei www.qquatroestacoes.blogspot.com.br redirecionando para www.quatroestacoes.blog.br. Minhas visitas diárias não passavam de 30 quando fiz isso. Demorou um tempão, meses e meses para eu recuperar tudo e chegar onde estou hoje. Nas buscas do google, o que aparecia em primeiro era o theabs.com.br e quando clicava no link o site não existia. E isso me desanimou muito, quase pensei em parar. E tudo isso por um capricho, porque não comecei com o pé direito e fui na onda da moçada da época.




Pra quem me acompanha desde o começo meu blog era assim, com outro nome e outro layout, mas os posts e a blogueira continuam o mesmo :)



Por isso meu conselho é: sendo bonito ou não, o nome do seu blog já é a sua marca e o link é uma coisa muito importante, não banalize esta ideia.


Penso, por exemplo, na blogueira super famosa Bruna Vieira com o nome do blog Depois dos quinze. Ela já tem vinte anos e o sucesso do blog dela ela não pode nem pensar em mudar o link do blog, nem com 50 anos. Talvez, sim, fazer um redirecionamento para não perder seus milhões de visitantes diários.

Espero que vocês tenham entendido o que eu quis passar pra vocês. Penso que pode ser de grande ajuda pra não cometer o mesmo erro que eu a uns anos atrás, que hoje, amadurecida, posso compartilhar essa experiência ruim que quase me fez desistir.

E você leitor, já passou por esta experiência? Como foi? Comente, aqui é o seu espaço.



Imagem: Reprodução

Aviso de propriedade: Todos os conteúdos do Quatro Estações são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa, mesmo citando a fonte.

24 comentários

  1. Ótimo texto, Danny. Muito bem explicado, por sinal. Porque além de não ser um bom negócio mudar o nome, tendo em vista as várias visitas que podemos perder e porque o nome é a nossa "marca", ainda podem acontecer erros às vezes difíceis de corrigir com o código, né. Eu mesma já passei uns perrengues desses com um outro blog que eu tive há bastante tempo. Acabei fazendo besteira tentando trocar o endereço do blog e, no fim das contas, desconfigurei um monte de coisa no código HTML...aff. Mas já passou, rs, e eu aprendi a lição muito bem hehe; tanto que, quando criei este blog muitoamorporlivros.com.br e o meu outro, sobre emagrecimento: saigula.com.br
    eu já fui, antes de tudo, comprando o domínio e só mexendo nas configurações após ter muita certeza, rs. Chega de dor de cabeça. :)

    Ótimo restinho de semana!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. obrigada :) perrengue é pouco... o duro é a tristeza de ver tanto trabalho perdido e leitores tbm. bjs boa semaninha pra vc tbm!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei seu post, mas isso não é muita novidade já que eu gosto da maioria deles.rs

    Eu vim, na verdade, te avisar que o blog Conchego das Letras indicou o seu blog para responder a TAG Liebster Award. Nossa resposta, com a indicação do seu blog, está indo ao ar dia 21/04/2015 (terça-feira), às 8h da manhã.

    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Minha querida! Ontem estive aqui li o texto ai fui deixar meu comentario e nao consegui. Voltei denovo e li denovo! Qdo gosto leio e releio! Kkkkk
    Eu gosto do nosso nome e nunca pensei em mudar. Mtos ja nos conhece como motive to be pretty. Ja pensei em color " be pretty" um nome menor. Mas nao. Esse e nosso nome e identidade!
    Brigadim amiga pelos textos maravilhosos que divide com a gente!
    Bjos enormes!

    ResponderExcluir
  5. Criei meu blog hoje mesmo e estava pensando em mudar o link e tirar o "blogspot". Pensei em pesquisar antes para ver como tirava ou se era seguro, o primeiro blog em que fui, foi o seu, então encontrei essa postagem logo de cara, bem explicada e mostra bem o que é possível ocorrer. Apesar de eu não ter um número grande de visitas (claro), fiquei com um pouco de receio de fazer isso, então, decidi que vou deixar o "blogspot" ali mesmo, por precaução.
    Obrigada pela dica Danny! Muito sucesso para você! Pode dar uma passadinha no meu blog e ver o design, o layout... eu ficaria super agradecida! Beijão s2

    ResponderExcluir
  6. Danny concordo plenamente contigo, é um horror mudar, sei porque fiz isso com um blog em que eu tinha quase mil visitas diárias, e foi pro saco tudo e recuperar novamente? Quase um parto daqueles bem demorados.

    Esse é um ótimo post, parabéns!!!

    Bjks minha linda!!!
    My

    ResponderExcluir
  7. Que texto ótimo, pena que li tarde demais! eu troquei o nome do meu blog estes dias, eu comecei a pouco tempo e estava começando a ter visitas no blog, então decidi mudar o nome e percebi uma queda significativa nas visitas. Parabéns pelo seu blog

    container-da-beleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. own, pena mesmo :(
    mas daqui a pouco e com muito trabalho de divulgação vc consegue... faz parte de ser blogueiro cometer erros :)
    bjs

    ResponderExcluir
  9. vdd, identidade é tudo e o nome do seu blog tem tudo haver com o que vcs fazem :)
    bjs

    ResponderExcluir
  10. na verdade o BLOGSPOT nunca sai... acontece que, quando você compra um domínio próprio pra retirar o subdomínio blogspot, faz somente um redirecionamento do blogspot para o novo domínio. Se você perder o domínio, cancela o redirecionamento e ele, o blogspot, sempre estará lá.

    ResponderExcluir
  11. É Minda, nada como a própria experiência pra gente aprender a não repetir a dose. Obrigada pela visita, você estava mesmo sumida.
    bjaoooo

    ResponderExcluir
  12. Danny pura verdade,eu tinha uma ótima visualização com o Dominio antigo,este ano resolvi mudar para ajudar meus leitores e reduzi o nome tirando apenas o 2007 e vejo a diferença,depois dessa não vou mudar mais o domínio ,pois a diferença de visualizações é gritante .
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. sabia que foi vc que me inspirou pra fazer este post? qdo vi que vc tinha mudado o link só por causa do 2007 ai pensei "a Simone fez burrada"... pq já passei por essa experiência, péssima por sinal, e se vc tivesse me perguntado eu teria falado pra não mudar.
    então decidi compartilhar um post informativo sobre isso, pq é muito importante no meu conceito de blog.
    bjao

    ResponderExcluir
  14. Por isso é tão importante pensar com bastante carinho no nome do blog, caso resolva mudar. Eu mudei uma vez, estou há 8 anos como Mulher Vitrola, haha. Não penso mais em mudar de jeito nenhum!

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  15. visitem meu blog... to no comeco ainda... deixem sugestoes de coisas que querem ver la pff ajudem

    ResponderExcluir
  16. obrigada por retribuir a visita e o comentário. Eu não penso nunca mais mudar tbm :) bjs

    ResponderExcluir
  17. Danny to pesquisando(e mt) antes de abrir meu blog,e preciso de dicas...
    Tendo ja meu registro,próximo passo seria hospedar meu site,qual vc me indicaria sem ser pago?
    Não queria vincular o nome blogspot ao meu,pq depois tenho a intenção de ter apenas o meu,então como vc acha mais viável fazer.

    ResponderExcluir
  18. Isso é muito fácil!!!
    Vc ja tem o dominio. Em segundo lugar, o blogspot é um subdominio. Cria seu blog no blogspot (ele é totalmente gratuito, é da google) e depois redireciona seu www.seunome.blogspot.com.br para o seu domínio www.seunome.com.br e ai ele vai ficar hospedado no blogspot, mas com o seu dominio. O redirecionamento demora alguns dias, e então ele vai ficar no máximo uns 3 dias com o blogspot.com.br ...
    Eu tenho meu dominio há quase 3 anos, fiquei 2 anos no blogspot hospedada, e agora faz quase 1 ano que migrei para o wordpress.org.
    Espero ter ajudado :)
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Ana Beatriz03 agosto, 2015

    Danny, se quiser começar ja pelo wordpress.com eu posso tirar depois o www.exemplo."WORDPRESS".com (wordpress) do meu link? só pagando? gratis tem como? como? depois de quanto tempo? obg!

    ResponderExcluir
  20. acho que não. O wordpress.com é muito limitado.

    ResponderExcluir
  21. E como faço então para tirar o blogspot do endereço? Não tenho 600 visitas diárias, porém o blog existe a pelo menos 6 anos. Gostaria de deixar mais maduro e profissional, porém não sei por onde começar, se tiver que mudar quero fazer apenas uma vez...
    Gostei bastante do post!!

    ResponderExcluir

Bombando

randomposts

Destaques

recentposts