O poder da Dançaterapia - Quatro Estações | Autoconhecimento, evolução e consciência O poder da Dançaterapia - Quatro Estações | Autoconhecimento, evolução e consciência

O poder da Dançaterapia

Quem dança, seus males espanta. A arte milenar de dançar


Dançar é uma arte milenar. Desde os tempos mais antigos, todos os povos e culturas tem suas tradições e sua maneira de se expressar. A dança é para todos. Ela eleva os níveis de endorfina, o que permite combater o estresse e a depressão.

Exercícios físicos e mentais fazem parte da dançaterapia. O objetivo da dança é trazer consciência corporal e corrigir posturas, prevenindo lesões trabalhistas. Ainda proporciona muito prazer e bem-estar, favorecendo uma vida mais saudável para quem a pratica.

Quando somos crianças, não temos vergonha de nos expressar, mas depois que crescemos, perdemos essa autenticidade, criando, muitas vezes, uma armadura invisível, ficando totalmente endurecidos e travados. Isso acarreta em nova vida pessoal muitos malefícios, perdas e até mesmo um isolamento interior em termos de relacionamentos. Muitos de nós nos fechamos para a vida.

Para a mente, a dança proporciona diversão, alegria e é capaz de elevar nosso estado vibracional, mudando até mesmo nosso comportamento, reduzindo a timidez, aumentando a confiança em si mesmo, elevando a auto-estima e facilitando novos relacionamentos. Dessa forma, a dança passa a funcionar de forma terapêutica, tendo em vista que aproxima as pessoas e melhora a memória, já que temos de memorizar as coreografias para executá-la na dança. Ainda, ajuda na redução de peso e o combate ao sedentarismo.

"Dança é sinônimo de diversão, cultura de um povo, demonstração artística e, além de tudo, é uma atividade física daquelas que dá tanto prazer que se esquece que é um exercício", diz o professor de educação física Humberto Moura.

Benefícios físicos da dança: 

  • Diminui a tensão e rigidez muscular;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Permite a liberdade do movimento;
  • Melhora a noção espacial;
  • Estimula uma boa circulação sanguínea;
  • Melhora a freqüência respiratória;
  • Promove ao corpo mais elasticidade e habilidade de movimento sem trauma e dores;
  • Mal-estares como dor da cabeça, dor de costas, contraturas, podem desaparecer em consequência de uma nova modalidade do uso e da percepção do corpo;
  • Possibilita que o individuo descubra em si, novos movimentos e novas maneiras de se expressar.


Benefícios psicológicos da dança: 

  • Melhora e aumenta a autoconsciência e autonomia pessoal;
  • Possibilita a conexão com a memória corporal, desbloqueando sentimentos ou pensamentos oprimidos, proporcionando uma nova oportunidade criativa de ser;
  • Melhora os recursos da comunicação;
  • Estimula a criatividade e livre expressão;
  • Promove o autoconhecimento físico e emocional;
  • Estimula a descoberta e redescoberta das potencialidades adormecidas;
  • Proporciona a aceitação e o respeito ao próprio ritmo interno e ao tempo do outro;
  • Melhora a auto-estima, a autoconfiança, despertando o "sim, eu sou capaz";
  • Facilita a expressão de sentimentos muitas vezes difíceis de serem colocados verbalmente;
  • Permite o reconhecimento das próprias limitações, que se tornam fonte de busca e descoberta de novas possibilidades;
  • Promove a atenção, presença e a escuta do ser;
  • Facilita e estimula a integração social;
  • Proporciona aceitação e a valorização das diferenças;
  • Desenvolve as capacidades cognitivas, a motivação e a memória.



“Eu sempre gostei de dançar e encontrei na dança uma terapia, aumentei meu círculo de amizades, minha auto-estima, meu humor e a coordenação motora também. Além disso, não conquistei quilinhos a mais durante esse tempo, consegui manter a forma. E não penso em parar de dançar nem tão cedo”.


O importante é escolher o ritmo que mais lhe agrada e desfrutar dos benefícios que a dança proporciona para o corpo e mente.















Em se tratando de autoconhecimento e aumento do poder pessoal, iniciei minhas aulas de dança do ventre no núcleo Ju Marconato e aceitei o desafio de 108 dias de shimmie. 




E não deixem de se inscrever no canal clicando no simpático botão vermelho aqui:



#Fiz estes vídeos como se fosse um diário da dança. É uma maneira que eu encontrei de começar e não parar.



Mensagem da Ju Marconato:



A dança do ventre, além dos benefícios para o corpo, possui um aspecto terapêutico e curativo fantástico.

Gostaria de fazer um documentário sobre as mudanças que já presenciei na vida das mulheres quando elas se permitem dançar e entrar em contato com o feminino! É mágico! Historias de vida e superação fazem parte do contexto da dança hoje. Pequenas mudanças que tornam uma vida da praticante mais plena e feliz! O fato de se sentir bonita da maneira que se é, de movimentar os quadris e torna-los livres de rigidez e amarras.

Se você entrar em uma sala onde as mulheres praticam dança do ventre há mais de 6 meses, garanto que 90% da sala terá alguma história para contar, algo que melhorou, acrescentou em sua vida, em seu relacionamento, em seu trabalho, pois a mulher passa a sentir segurança e se aceitar. Segundo Jean Shinoda, entre as mulheres existe uma conexão natural. Alguns estudos evidenciam que quando uma mulher sofre de estresse e fala com outra mulher, ambas liberam o hormônio da maternidade que faz com que o estresse diminua.

Muitos tabus e questões mal interpretadas em relação à sensualidade feminina. Somos naturalmente lindas e sensuais. Nos ensinaram que isso é pecado, é feio, então negamos uma parte de nós mesmas! Assim podemos vir a ficar submissas, frágeis, hostis e fúteis!

Quando acessamos nosso potencial criativo e feminino, aprendemos a aplaudir o sucesso a nossa volta!

Saímos do papel de vitimas e miseráveis e passamos a ser ricas em todos os aspectos. Quanto mais estrelado o céu, mais bonito ele fica.

Namastê.

Aviso de propriedade: Todos os conteúdos do Quatro Estações são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa, mesmo citando a fonte.

Nenhum comentário

Postar um comentário

PARCEIROS

Tedioso: Os melhores links Notícias Agregador de links
Visitas.Site o Agregador!

JUNTE-SE A 2.797 PESSOAS. Inscreva-se na nossa lista VIP para receber o conteúdo no seu e-mail gratuitamente.